quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

III Edição Taça de Coruche XCO

3ª Prova da Época - 19.FEVEREIRO.2012

Concluída a 3ª e última prova da III Edição Taça Coruche XCO, os objectivos delineados pelos dois atletas, Duarte Bento e Bruno Mendes da MONTIBIKE foram alcançados e até excedidos, uma vez que, o que inicialmente se tinha traçado fazer as 3 provas de modo a chegar ao fim sem desistências.

Deste vez, partida programada para as 9.30, com o nascer de um dia bastante enublado pelo nevoeiro matinal, que teimava em cobrir o sol e provocar arrepios nos atletas que se depararam com um circuito bastante técnico ao gosto dos mais aventureiros.

A volta de reconhecimento correu bem, contrariamente ao que tinha acontecido nas provas anteriores.

Chega a hora de se iniciar a prova e os atletas são chamados a linha de partida, desta vez pela classe elites, sub-23 … com os atletas alinhados pela classificação geral e partidas separadas por 15 segundos de acordo com os respectivos escalões. No escalão Elites era constituído por 7 atletas.

Quando todos estavam prontos para iniciar a prova eis que devido a uma ocorrência é chamada a GNR. A sua chegada instala o terror das multas de estacionamento. Mais não estavam que a fazer a sua tarefa, mas se havia autorização para se realizar a prova, não havia necessidade de obrigar atletas e mudar os carros de local, obrigando o inicio da prova, a um atraso de 20 minutos.

Ocorrências à parte. Os nervos estavam em franja, os atletas manifestavam vontade de tudo, menos de enrolar corrente. Minutos antes da partida Duarte Bento dava instruções a Bruno Mendes para dar o seu melhor no arranque. É dada a partida e tal como os atletas da MONTIBIKE confidenciaram, Bruno Mendes domina os primeiros 500 metros depois de um brutal arranque. Após esta fase inicial os restantes atletas seguem mais próximos e acabam por ultrapassar Bruno Mendes. O colega de equipa animo-o dizendo para o seguir e assim manteve-se na 3ª posição.

Duarte Bento estava na 2ª posição e seguida desalmadamente o atleta da equipa Ródinhas. Nas zonas técnicas o atleta da casa estava melhor no entanto em subidas longas não conseguia acompanhar o atleta da equipa Ródinhas. A meio do circuito Duarte Bento com maior conhecimento do circuito acaba por liderar a sua classe e categoria, passando na primeira volta à meta em primeiro lugar. No entanto a força tendia a diminuir aproximando outros atletas.



Assim perdeu a dianteira ficando em 2º lugar do seu escalão, posição que manteve até ao final da prova.

Na classificação geral Duarte Bento mantém a segunda posição pela segunda vez consecutiva, assegurando na geral do escalão Elites o 2º lugar. Bruno Mendes termina esta prova em 3º lugar e assim consegue subir também ao 3º Lugar da geral do escalão Elites.
Os atletas da MONTIBIKE estão de parabéns pela sua desempenho e prestação. Obrigado à nossa equipa e acompanhantes, que nos seguiram não só para registar momentos da prova mas para dar apoio e motivação extras que em situações de desgaste são uma verdadeira lufada de ar fresco.


Desejamos as melhoras ao atleta do nosso escalão que devido a uma aparatosa queda teve em observação durante algumas horas.

Quanto aos organizadores “STRIX”, amigos e pessoal da “pudalada” estão de parabéns, óptimos circuitos, bem marcados e assinalados, logística adequada com todas as condições para os acompanhantes.

Efectivamente este tipo de provas XCO recomendam-se a todos os praticantes de BTT, sendo uma disciplina específica onde é dominante subir e descer e se deve ter o kit de unhas afinado de modo a evitar o aumento exponencial na plantação de figueiras, contudo quedas são actos próprios de quem tenta fazer algo que na maior parte dos caso supera a nossa condição humana e põe o medo na ponta dos dedos.

Recomendações desta experiência para executar descidas vertiginosas: braços e pernas flectidos, baixar a cabeça, colocar “cu” na traseira do selim, deslocando o centro de gravidade sobre o eixo traseiro da bicicleta e fundamentalmente espírito de aventura.


2 comentários:

Diogo Ferrinho disse...

Basicamente Duarte Bento está velho e nao tem pedalada. eheh. Abraço

dbento disse...

Podes crer, a engenharia deixou-me empenado!!! Ferrinhos está na altura de ir para o gym malhar! Abraço