Historia

Breve história da nossa Coletividade – Centro Social de Cultura e Desporto de Montinhos dos Pegos
Esta localidade sempre teve ambição para o futebol, a primeira equipa mais ou menos organizada começou no ano de 1948 com uma equipa de jovens dessa época da qual se encontra uma fotografia na nossa sede com o nome dos mesmos, nunca conseguiu arranjar um campo de futebol como devia ser, fazendo vários pedidos ao proprietário da herdade de Montinhos dos Pegos Dr. António Silva, foi pelo mesmo sempre negado.
No ano de 1975 foi fundado por um grupo de jovens da altura que gostava de jogar à bola uma equipa com o nome de Montinhos Futebol Clube, esta equipa com a iniciativa de todos formou uma Direção para tomar conta do futebol e de todas as obras que daí fossem realizadas, propôs-se a todas as pessoas que se fizessem sócios e que pagassem uma quota todos os meses para fazer face às despesas, e assim se levou por diante este projeto.
 
Em 1976 começou a disputar o campeonato de futebol do INATEL, prova essa que ainda hoje se mantém, ao longo de todos estes anos ganhou por vários anos o grupo de série, mas nunca conseguiu ganhar o campeonato do Distrito, participou também em vários anos nos torneios organizados pela Câmara Municipal, mais tarde Junta de Freguesia, onde se sagrou campeã por vários anos, em 1986 e, em conjunto com a Câmara Municipal, população e vários sorteios organizados por este grupo levou por diante a obra que é hoje a Sede do Clube, tivemos que nos registar com o numero de contribuinte e com estatutos para poder candidatar-se a subsídios, que na altura conseguimos do Governo Civil de Santarém, e com este registo assim nasceu o nome de Centro Social de Cultura e Desporto de Montinhos dos Pegos, em 08/07/87 foi publicado no Diário da Republica III Série o nome desta Coletividade.
 
A 08 de Julho de 1987, surge então a coletividade, que hoje em dia todos conhecemos, o Centro Social de Cultura e Desporto de Montinhos dos Pegos.
 
O Centro Social de Cultura e Desporto e o Associativismo
 
Cada vez mais o movimento associativo ganha expansão, sendo considerado uma mais-valia no desenvolvimento da sociedade. Este reflete o comportamento social dominante nas próprias comunidades. E é visto como uma forma de juntar interesses comuns, defendendo pontos de vista de forma global.
 
O Associativismo é a expressão organizada da sociedade, apelando à responsabilização e intervenção dos cidadãos em várias esferas da vida social e constituiu um importante meio de exercer a cidadania.
 
Concilia valor coletivo e individual. Pelo que, defender, reforçar, apoiar e promover o desenvolvimento do movimento associativo é defender e reforçar a democracia e a participação dos cidadãos na vida social. O Movimento Associativo é um produto social.
 
Esta localidade, para além de ser reconhecida por tudo e por todos, tem vindo a proporcionar aos seus sócios, amigos e simpatizantes, um leque diversificado de atividades para todos.
·         Futebol
·         Torneios de Chinquilho, Torneios de Sueca, Torneios de Dominó, Convívios Piscatórios
·         Passeios de Motas Antigas
·         Festas Populares
o   Festas Populares Montinhos dos Pegos - 1994
o   Montinhos dos Pegos em Festa - 2011-2012-2013
·         Torneios de Futebol
o   Torneio da Junta de Freguesia de Coruche
o   Torneio de Futebol Aniversário Príncipes de Ritmo
o   Torneio de Futebol Artur João
·         Magustos
o   Comemoração do dia de S.Martinho com oferta de Castanhas e Água-Pé
·         Jantares Convívio
·         Passeios Pedestres
o   Passeios pelo Montado de Sobro
·         BTT
o   Passeios Maratona do Montado, desde 2008
·         24H BTT Coruche em 2012
O Centro Social de Cultura e Desporto hoje em dia
Esta Coletividade hoje em dia alargou os seus horizontes. Uma Associação que surgiu inicialmente para única e exclusivamente para o futebol do Inatel, hoje em dia, trabalhamos não só para um objetivo, mas sim vários, Sócios, Simpatizantes, Amigos. São eles que nos fazem propor novas atividades a desenvolver.
São todos aqueles nos querem bem que nos fazem continuar e tentar melhorar. Não trabalhamos para nós, mas para todos aqueles que gostam de nós.