terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Maratona BTT - CPE 119, CP, Escuteiro Coruche e Montibike

Relativo a 8.JANEIRO.2012

Muito tempo passado após a última noticia publicada sobre a MONTIBIKE, o mesmo não significa que os nossos betetistas estejam em descanso "eterno", neste caso em particular significa precisamente o contrário, ou seja, muito esforço e dedicação.

No final de 2011, foi-nos lançado o desafio de organizar o percurso para uma prova de BTT a cargo da Comissão de Pais e Escuteiros de Coruche. Obviamente o nosso grupo devido à experiência adquirida neste campo decidiu avançar e acolher com agrado o grupo de escuteiros de Coruche nesta nova aventura e actividade.

Objectivamente a MONTIBIKE estruturou o percurso da Maratona, Meia Maratona e Mini Maratona. O desafio revelou-se interessante pelo facto de que cada vez mais, proprietários e herdades, cercam os seus territórios bloqueando o acesso às vastas áreas de montado e localidade próximas. No entanto conseguimos dar a volta à questão e concretizar 64 km para a Maratona e 45 para a Meia Maratona em zonas nunca antes atravessadas por eventos deste género.

A maior dificuldade que ressaltou dos vários percursos foi o facto dos atravessamentos de cruzamentos, estradas municipais e nacionais, ou seja, chamados pontos de conflitos entre veículos motorizados e não-motorizados. Para resolver esta situação contámos com a disponibilidade dos Escuteiros que no dia anterior à Prova receberam instruções e formação sobre a postura e o "modus operandi" no local.

No mesmo dia foi executada a marcação da prova de BTT e contamos com o Jogo em casa (Montinhos - Volta do Vale) do qual saímos vitoriosos, o que reduziu o numero de operacionais no terreno, apesar de tudo foi mais um daqueles dias que não tem fim à vista, mas com calma tudo foi organizado e conseguimos dinamizar a prática de desporto no nosso concelho em duas vertentes.



O campo de futebol tornou-se no Acampamento de Escuteiros criando um cenário histórico de partida para os betetistas.

O dia da prova cedo nasceu, sendo que para alguns elementos o sábado e o domingo tornou-se num único dia com a particularidade de ter 48 horas. É deste espírito de camaradagem e entre-ajuda que nascem os grandes eventos através da "carulice " de alguns, vontade e crença de meia-dúzia e do trabalho de todos.

Associado a Prova de BTT ocorreu também um passeio pedestre, culminando no final num longo almoço com danças sevilhanas que animaram todos os participantes.


Pela criação do evento, a MONTIBIKE agradece o facto de ter sido o parceiro encontrado para a realização deste evento, ao responsável pela mesma - João Meirinho.
Contributo prestado pelos Escuteiros de Coruche, que acataram as suas funções ao longo do terreno sem ocorrência de incidentes.




A todos os elementos associados quer à MONTIBIKE, quer
ao C.S.C.D. dos Montinhos dos Pegos que independentemente de não terem responsabilidade ajudaram à realização do evento, o nosso agradecimento.



Sem comentários: